Até pouco tempo para começar a jogar marcávamos um horário conveniente à todos, pegávamos cadernos, lápis, borrachas, dados, livros e planilhas de personagem. Nos reuníamos em algum lugar prático como uma casa de um dos jogadores ou praças, sentávamos à uma mesa ou até mesmo no chão.Hoje as coisas mudaram um pouco...
A tecnologia fez com que tudo pudesse ser feito de forma mais simples, é possível jogar com cada jogador em um computador no conforto do seu lar. Basta apenas marcar um horário para que todo mundo esteja à postos.
Não foi tão simples chegar a esse ponto, lembro-me das primeiras tentativas de criações de chats voltados para este fim, os problemas de travamento e sua conexão problemática, sem levar em conta que a velocidade da internet naquela época era baixa e muito cara.
Com o tempo esses programas se desenvolveram, corrigindo suas falhas e melhorando seus serviços, hoje é possível encontrar alguns ótimos exemplos que funcionam muito bem. Com nossas conexões atuais é possível até mesmo utilizar streaming de vídeo, através de softwares como o Skype.
Toda aquela tralha agora pode se resumir ao mesmo notebook que você usa para navegar e postar suas fotos do seu jantar no Instagram. A tecnologia facilitou a vida de nós jogadores, nunca fomos tão felizes...
Ou não?
Um grupo de jogadores se reúne em torno de uma mesa, esta encabeçada pelo mestre. Para facilitar, o narrador utiliza um notebook com arquivos em PDF dos livros, sem contar é claro das rápidas pesquisadas na internet que o ajudam na aventura. Porém, todavia, entretanto, o mestre (ocasionalmente, é claro) se perde em meio as suas notificações no Facebook. Mas ninguém parece ligar, pois enquanto isso os jogadores respondem mensagens no whatsapp e jogam em tablets.
O grande problema é que o grupo de jogadores está envolto em um circulo de ociosidade e distrações, já era bem difícil controla-los em uma mesa isolada do mundo, imagine controla-los cada um em sua casa.
Para utilizar todas as ferramentas é necessário um grande compromisso e foco por parte de todos, ou terá que esperar por aquele jogador que não responde de jeito nenhum no chat.
Claro que a tecnologia é uma grande ajuda e também tem o lado “ecologicamente correto”, mas (seja por ser turrão ou nostálgico) eu ainda prefiro os bons e velhos cadernos, lápis, borrachas, dados...

Nenhum comentário:
Postar um comentário