Isso, evidentemente, devido às técnicas empregadas para a construção de todo o conto. Se o mesmo método é empregada em duas histórias diferentes, naturalmente o resultado pode torna-las mais parecidas.
Por isso hoje falaremos um pouco sobre a mais notável destas técnicas: A Jornada do Herói.
Também conhecido como Monomito, é um conceito criado pelo antropólogo Joseph Campbell em seu livro O Herói de Mil Faces de 1949, o termo, porém, nasceu a partir de uma obra de James Joyc.
Estudando diversos mitos e contos, antigos e modernos, Campbell conseguiu analisar suas estruturas e suas minúcias para enfim traçar pontos que as interligam, mais do que isso, ele descobriu a fórmula de um bom enredo. Construindo a narrativa lendo-se como base 12 simples passos é possível criar uma empatia entre o espectador e o protagonista.
Levando-se em conta que o sucesso de uma obra narrativa está relacionada a sua capacidade de prender a atenção de seu público e criar uma expectativa entorno do que ainda está por vir, A Jornada do Herói tem por objetivo ser uma equação matemática a respeito de um conto, criando assim um script a ser seguido.
| Ciclo da Jornada do Herói |
Mas e quanto ao RPG?
A Jornada do Herói pode ser utilizada como uma ferramenta tanto pelo mestre quanto pelo jogador de diversas formas, seja na criação do enredo em si, seja na criação dos personagens.
Para o mestre pode ser utilizado de forma global, utilizando cada ciclo como uma campanha. Deve-se ter bastante cuidado para que a trama não fique em torno de um único personagem e torne a campanha dependente deste, além de colocar os demais jogadores em uma posição secundária, que convenhamos, não é nada divertida.
Para os jogadores é possível usar na criação de backgounds, com um pouco de esforço e um dialogo com o narrador é possível tornar os futuros eventos com o personagem mais interessantes.
Conclusão
A Jornada do Herói é uma ótima ferramenta e uma boa ideia como ponto de partida, mas deve ser lembrado que não é uma regra, é apenas uma recomendação. Só deve ser usada se no fim ajudar, não precisa mudar suas histórias se elas não se encaixam no ciclo. Não é porque Star Wars usa monomito que você também deve usar, assim como o mesmo não se torna menos genial por isso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário